Front-end e Back-end: quais as diferenças e exemplos

Isso inclui os analistas financeiros, analistas de marketing data-driven ou empresários online. O SQL é um trampolim ideal para aqueles que querem mergulhar no mundo do Big Data. O Ruby envolve pouco trabalho backend, permitindo com que desenvolvedores rapidamente criem e lancem aplicações. O Ruby cresceu em popularidade no começo dos anos 2000 como resultado de sua facilidade, mas caiu em popularidade desde então. Até então abordamos sobre, o que é backend e seus aspectos mais gerais. Continue lendo para saber mais a fundo sobre suas linguagens de programação.

Programação Front-end vs Backend

  • Para criar esses elementos visuais, o programador front-end utiliza diversas tecnologias, como HTML (Hypertext Markup Language), CSS (Cascading Style Sheets) e JavaScript.
  • O JavaScript é uma linguagem de programação que permite adicionar interatividade à página, criando animações, validando formulários, entre outras funcionalidades.
  • É também difícil de manter e escalar, assim como a maioria das linguagens de programação dinâmicas.
  • O profissional deste segmento se preocupa com a persistência dos dados, regras de negócio, segurança da informação, performance etc.
  • Nesse artigo vamos esclarecer esses dois conceitos e deixar você mais preparado para iniciar seus estudos.
  • Por fim, a compreensão das diferenças entre programação front-end e back-end é importante para uma comunicação eficiente entre os desenvolvedores.

Contudo, isso não significa que seja uma área exclusiva para iniciantes, pois ela também apresenta a possibilidade de oferecer oportunidades robustas para experientes. Vamos em frente para que você entenda de fato a diferença entre front-end e back-end. Em alguns sites mais complexos, existe um processo chamado validação já no lado do cliente. Ou seja, erros que poderiam ter sido digitados nas caixas de texto são verificados de antemão, antes de passar para o servidor. Outro tópico importante são as desvantagens de cada uma das etapas do desenvolvimento.

Como a AWS pode apoiar o desenvolvimento de aplicativos?

Bom o Desenvolvimento backend (Também definido como back-end ou desenvolvimento back end) essa habilidade move a internet. Porém ela é feita de forma modesta, sem se mostrar, permitindo que as pessoas acessem os sites sem saberem de todo esforço empenhado pelo desenvolvedor Desenvolvimento Web: entre a programação e criatividade back end. Em uma aplicação web, este desenvolvedor, quando focado, não toca na parte visual da aplicação. Por lidar com a regra de negócio, as vezes um programador de sistemas, como de aplicações comerciais e até científicas, pode ser chamado de desenvolvedor back-end.

Competências profissionais

Além disso, após algum tempo de atuação, é muito comum que, independentemente da área escolhida, o desenvolvedor faça um pouco das duas coisas. Conforme você aprende habilidades backend, aqui trazemos mais algumas outras habilidades backend que você precisa que não são linguagens de programação. De acordo com uma pesquisa de desenvolvedor de 2021 do Stack Overflow, o TypeScript é a 7º linguagem de programação mais utilizada, com 30.19% dos respondentes dizendo que utilizam ela.

  • Então, enquanto você certamente estará programando com linguagens back end, não pense que isso será a única coisa que irá fazer como um desenvolvedor back end.
  • Se tornou Open Source em 2016, .NET consegue integrar com iOS, Linux e Android através do .NET Core.
  • Para que o entendimento humano e a programação nesta linguagem sejam possíveis, é utilizado um conjunto de símbolos, chamados de mnemônicos, como “ADD” de adicionar e “MOV” de mover.
  • Apesar da vasta quantidade de bibliotecas para serem utilizadas, o Python também é um grande dependente delas.

Mas, se pedir para inserir uma funcionalidade ou mesmo criar um atalho que facilite a inserção de funções no seu site, precisará de um especialista em back-end — sobre o qual falaremos a seguir. Por isso, você pode pedir a um desenvolvedor dessa linha a deixar o seu site esteticamente mais bonito. Ou seja, ele envolve tudo que https://piauinoticias.com/educa%C3%A7%C3%A3o/114012-trazendo-o-futuro-para-o-presente-explorando-a-ci%C3%AAncia-de-dados-e-machine-learning.html as pessoas que visitam o seu site podem ver e interagir. O front-end é a parte do site com a qual você pode ver e interagir diretamente para receber os recursos de back-end do sistema. Portanto, o trabalho dos dois profissionais são importantes para se ter um bom visual e uma boa funcionalidade no acesso às informações.

O que é um desenvolvedor Back-end

front e back end

Isso significa que o front-end pode lidar com interações (ou solicitações) básicas do usuário, como exibir um calendário ou verificar se uma pessoa inseriu um endereço de e-mail válido. E back-end, ao contrário, é a parte do site os usuários não podem ver e interagir. Por outro lado, o back-end é a parte que ninguém está vendo, ou seja, tudo que roda no servidor atrelado a inteligência do site ou aplicativo para entregar o que o front-end usa, é o back-end que executa.

  • Ainda na metáfora da peça de teatro, o programador back-end é quem trabalha nos bastidores, como o responsável pelo figurino, iluminação e sonoplastia.
  • No fascinante universo da web, temos diversos agentes trabalhando em conjunto —  fatores humanos e não humanos em interação constante.
  • A segurança no desenvolvimento de front-end é de responsabilidade principalmente do usuário.
  • É também responsabilidade do front-end zelar por uma boa experiência de uso e por recursos de acessibilidade.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts